sábado, 22 de agosto de 2009

Caleidociclos



Fotos do blog caderno de evt

Photo from Foldplay
"Os caleidociclos são formas geométricas, geralmente de papel, que têm sido utilizadas tanto para fins promocionais, como para uso didático no ensino de aspectos matemáticos, no ensino de composição e desenho gráfico, industrial ou arquitetônico, assim como de artes, principalmente de escultores abstratos. Os Caleidociclos são formas belas que giram. O termo aparece pela primeira vez no livro de Scahttschneider e Wallace (1977), e deriva dos vocábulos gregos: Kalós [belo] + eidos [forma] + kyklos [ciclos]"
Fonte: Wikipedia
Eu descobri os caleidociclos através da minha irmã, que é estudante de Artes Visuais. Certo dia, ela chegou da aula empolgadíssima com o trabalho que o professor havia proposto: um caleidociclo (lindo!!!). Junto com o caleidociclo feito por ela, apareceu um livro com os caleidociclos de Escher. Passei então a admirar essas pequenas esculturas em papel que possuem movimento. Adoro os caleidociclos com ilustrações criativas, que não são cópias, mas sim genuínas expressões artísticas. Hoje, por uma feliz coincidência, encontrei um site sobre caleidociclos com uma proposta bem interessante: um caleidociclo produzido a partir de fotos. Você faz o upload de suas imagens para o site e ele cria um caleidociclo. Eu, que sou apaixonada por fotos, adorei a idéia. É um objeto bonito, decorativo e serve também para relaxar, observando as várias possibilidades de imagens que ser formam. O site traz um tutorial bem simples que ensina como montar o caleidociclo.

2 comentários:

Karina disse...

:) Há quanto tempo eu não via um desses! Pensei que tinham passado de moda, ou algo assim... mas a verdade é que as coisas realmente interessante nunca morrem, não é?
Não sei se estou a confundir, mas acho que em pequena eu e as minhas amiguinhas montávamos caleidociclos que se desdobravam (como o da 2ª foto), e no interior de cada dobra estava escrito o nome de um menino ou alguma coisa assim... era um jogo... :)

A Respigadeira disse...

Lindo, lindo, lindo! Obrigada pela dica.

Beijinhos